Conceição-PB

05/09/2019 - 21:18:29

Biblioteca Severina Rangel de Sousa é inaugurada na Escola Estadual Nossa Senhora de Fátima, em Conceição

Os filhos da professora, Silas Jordan Rangel de Menezes (1991) e Syria Jordana Rangel de Meneses estiveram presentes na escola e participaram da abertura da biblioteca, juntamente com a diretora e professores do educandário.

Autor: Redação do portal

A Escola Estadual Nossa Senhora de Fátima, na cidade de Conceição inaugurou a biblioteca do educandário, nesta quinta-feira (5). A biblioteca recebeu o nome da saudosa Severina Rangel de Sousa, que era carinhosamente chamada de Ainda. A professora faleceu no ano de 2011, vítima de aneurisma cerebral.

Os filhos da professora, Silas Jordan Rangel de Menezes (1991) e Syria Jordana Rangel de Meneses estiveram presentes na escola e participaram da abertura da biblioteca, juntamente com a diretora e professores do educandário.

Biografia

Severina Rangel de Sousa (Professora Aida) nasceu no Hospital e Maternidade Caçula Leite na cidade de Conceição-Pb, em 08 de Abril de 1955. Filha dos agricultores, Francisco Alves de Sousa (In memorian) e Francisca Alves Rangel (In memorian), foi cônjuge em seu primeiro casamento do Sr. Manoel Rodrigues Pereira (In memorian), com quem teve seu primeiro filho, Samuel Rodrigues de Sousa, no ano de 1979. Já em seu segundo casamento foi cônjuge de José Campos de Meneses, com quem teve mais dois filhos; Silas Jordan Rangel de Menezes (1991) e Syria Jordana Rangel de Meneses (1993). Faleceu no dia 15 de dezembro de 2011 vitima de um aneurisma.

Filha de agricultores, oriundos do sítio Poço da Pedra, onde iniciou sua caminhada escolar enfrentou grandes dificuldades para viabilizar seus estudos se deslocava mais 3km à pé diariamente até a cidade para não desistir dos seus sonhos e no ano de 1984 concluiu o seu primeiro curso o equivalente hoje ao magistério. Trabalhou no ano de na Emater de conceição exercendo função primordial a essa sociedade.

Gostava de exercer sua função social onde dedicava os três horários do dia a vida letiva e atividades escolares durante anos Coordenou com destaque o Projeto Logos II na cidade de conceição, como também no mesmo período Supervisionou o antigo Supletivo e posteriormente o EJA – Educação de Jovens e Adultos e lesionou como professora do fundamental nas escolas Calula Leite, Raimunda Leite Sobrinha, Bindo Leite, Escola Estadual Nossa de Fátima.
Amante declarada da Educação ainda no ano de 2004 concluiu o curso superior de Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA, não parando por aí no ano seguinte (2005) recebeu o titulo de Especialista em metodologia do ensino pelo Instituto Superior de Educação de Cajazeiras – ISEC, logo em seguida no ano de 2008 se especializou em Psicopedagogia Institucional também pelo Instituto Superior de Educação de Cajazeiras – ISEC.

Querida por todos os que arrodeavam, pessoa caridosa não media esforços para ajudar o próximo, seu coração bondoso suplantava caridade, fraternidade e humanidade. Levantava todos os dias 5horas da manhã com aquela vontade inacabável para enfrentar com força, fé e dedicação todas as dificuldades que a vida imponha diariamente, mãe dedicada cobrava e mostrava todos os dias os caminhos a seguir aos filhos, extremamente religiosa devota de Mãe Rainha prestava todos dias seu papel religioso e não dormia sem rezar por todos o seu terço.

Chamava atenção sua virtude e visão empreendedora de futuro que pode ser facilmente notado em vários empreendimentos em teve durante sua vida; foi proprietária da primeira academia de ginástica da cidade, de uma loja de confecções, com também outros empreendimentos inovadores como uma modesta fábrica de roupas íntimas e fábrica de sacolas plásticas que funcionaram durante anos na cidade.

Autor: Silas Jordan Rangel de Menezes (Filho)

Curso Equivalente Magistério (1984).
Curso Superior de Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA (2004).

Especialista em Metodologia do Ensino pelo Intituto Superior de Educação de Cajazeiras – ISEC (2005).
Especialista em Psicopedagogia Institucional também pelo Instituto Superior de Educação de Cajazeiras – ISEC (2008).

 

Fonte: Redação do vale do Piancó Notícias