Meio Ambiente

14/02/2019 - 05:12:25

Fenômeno deve provocar chuvas até o fim de semana no NE

Causadas por vórtice ciclônico, chuvas voltarão a se espalhar por todos os estados do NE, principalmente a partir desta quinta

Autor: Redação do portal

Um fenômeno meteorológico conhecido como vórtice ciclônico em altos níveis (VCAN) da atmosfera é o responsável pelas fortes chuvas registradas nesta quarta-feria (13) na Paraíba. A informação é do site Climatempo. As pancadas de chuva voltarão a se espalhar por todos os estados, principalmente a partir desta quinta-feira (14).

Chuvas

Nesta quarta-feira (13), o centro do VCAN atua sobre a Bahia e desfavorece a chuva naquele estado. Assim, praticamente todas as áreas da Bahia e de Sergipe passam o dia com sol forte, pouca nebulosidade e tempo seco. O calor se aproxima dos 40°C no interior destes estados.

Nordeste
No norte do Nordeste, a faixa entre o litoral do Maranhão e do Rio Grande do Norte e também no leste da Paraíba, o tempo fica bastante instável nesta quarta-feira, com muitas nuvens na maior parte do dia.

Podem ocorrer fortes pancadas de chuva, inclusive nas capitais São Luís, Fortaleza, em Natal e em João Pessoa. Porém, para Teresina também há risco de algumas pancadas moderadas a fortes.

Nas demais áreas do Nordeste, o sol aparece na maior parte do dia, mas também tem previsão de pancadas de chuva com até moderada intensidade. Há ainda risco de raios nos estados do Nordeste nesta quarta-feira, principalmente pelo interior, exceto na Bahia e em Sergipe.

Chuva se espalha a partir desta quinta
Durante a quinta-feira (14), as áreas de instabilidade se espalham mais e as nuvens carregadas voltam a se formar também sobre a Bahia e Alagoas. As pancadas podem ocorrer no litoral e interior e há risco de raios. Pode chover com moderada a forte intensidade no sertão. A chance de chuva é baixa apenas no litoral entre Salvador e Aracaju.

Durante a sexta-feira (15) e no próximo fim de semana (16 e 17), áreas de instabilidade continuam se formando sobre todos os estados do Nordeste e há previsão de pancadas de chuva no litoral e interior de todos os estados do Nordeste. 

Fonte: Portal Correio