Educação

22/09/2019 - 04:47:15

Professor ensina física para o Enem 2019 por meio de paródias, na Paraíba

Daniel Taveira usa canal no YouTube há dois anos e alterna o conteúdo entre aulas sobre os assuntos, resolução de questões e músicas.

Autor: Redação do portal

Ministrando aulas para escolas e cursinhos há mais de 10 anos, em João Pessoa, o professor de física Daniel Taveira escolheu uma forma leve de contribuir para a preparação dos estudantes para concursos e vestibulares. Por meio de um canal no YouTube, ele usa paródias para facilitar o ensino da matéria, principalmente para os candidatos que vão fazer as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

“Sempre quis ajudar os meus alunos nos estudos, com o surgimento do sistema EAD, passei a fazer uso de plataformas (da própria escola) para complementar os estudos dos alunos com vídeo aulas", disse o professor Taveira.

Professor de física dá dicas para o Enem em canal no Youtube, em João Pessoa — Foto: Arquivo Pessoal/Daniel Taveira

O incentivo para o canal veio dos próprios alunos e, depois de observar outros canais de professores, o "Física Arretada" foi criado. O canal surgiu há mais de 2 anos. Alternando entre aulas sobre os assuntos, resolução de questões e paródias, o professor Taveira diversifica o conteúdo.

Para fixar na mente dos estudantes as fórmulas da calorimetria, o professor fez uma versão da música 'Amor Falso', do paraibano Aldair Playboy, e criou o 'Melô da Calorimetria':

Tá tranquilo, acabou, não tem estresse Taveira chegou
Estudei, me esforcei, na minha cabeça tudo embaralhou
Noite acordado e eu aqui imaginando: quando é sensível ou latente quantidade de calor?

Se for sensível vai ser Q = mcDT varia a temperatura, mas, você fica ligado Q = mL é quando muda de estado
Se for sensível vai ser Q = mcDT varia a temperatura, mas, você fica ligado, calor latente é quando muda de estado

Os vídeos são gravados em casa, com uma webcam, mesa digitalizadora, um microfone e uma tela especial ‘chroma key’. Além das ferramentas de gravação, o professor Taveira também utiliza um chapéu de cangaceiro, com a intenção de ressaltar sua origem no Nordeste.

A dificuldade, para o professor, tem sido conciliar as aulas para os cursinhos, escolas e outra plataforma online, mas com a proximidade do Enem, que acontece no dias 3 e 10 de novembro, e o apoio dos alunos que motivam o canal, o professor Taveira está preparando um conteúdo especial de revisão.

Para a prova de física, que acontece dia 10 de novembro no caderno de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, o professor Taveira aconselha que os estudantes intensifiquem os exercícios dos assuntos mais recorrentes do Enem.

"Por exemplo, mecânica (parte da física que estuda os movimentos e suas causas) desde 2009 representa aproximadamente 40% das questões de física. Resolver as provas anteriores também seria uma boa, o aluno precisa conhecer, ter intimidade com a prova que vai lhe avaliar!".

  

Fonte: Redação do Vale do Piancó Notícias com G1