Bloco Cafuçu vira Patrimônio Cultural Imaterial da Paraíba45911

Lei foi aprovada pela Assembleia Legislativa da Paraíba antes de ser sancionada pelo Poder Executivo. Bloco carnavalesco completou 30 anos de história em 2019.

O bloco de rua Cafuçu se tornou oficialmente Patrimônio Cultural Imaterial do Estado da Paraíba. O decreto que sancionou a lei foi publicado no Diário Oficial do Estado de sábado (16), mas esse só foi publicado nesta terça-feira (19).

A lei é de autoria da deputada estadual Cida Ramos (PSB) e já tinha sido aprovada pela Assembleia Legislativa da Paraíba antes da sanção do governador.

Na prática, o poder público estadual passa a ter o compromisso de realizar ampla divulgação e promoção do bem cultural e promover a sua valorização.

Isso significa dizer que, ao menos teoricamente, se torna mais fácil a liberação de recursos para a realização do evento, que acontece anualmente sempre na sexta-feira que antecede o carnaval.

Historicamente, o bloco sai da Praça Dom Adauto, no centro de João Pessoa, e arrasta um grande número de foliões, que desfilam pelas ruas centrais da cidade acompanhados de orquestras de frevo e vestidos com roupas e fantasias no estilo brega.

Em 2019, o Cafuçu completou 30 anos de fundação.

''
''

Fonte: Redação do portal Vale do Piancó Notícias com G1