Covid-19: Conceição apresenta dois cenários diferentes: um animador e outro desanimador; avalie

Baseado nos dois boletins citados nesta reportagem, em praticamente 4 meses, 209 pessoas foram infectadas com a doença no município de Conceição. Destas, 7 faleceram e 85 estão em recuperação.

Covid-19


Apesar de o número de pessoas contaminadas com o coronavírus está proporcionalmente ainda elevado na cidade de Conceição, a proporção de contágios nos últimos 3 dias não é a mesma, não assusta tanto e demonstra uma escala de desaceleração. Foram 6 casos diagnosticados nas últimas 72 horas, conforme dados do Boletim Epidemiológico, publicado pela secretaria de saúde do município.

Ao todo, segundo o Boletim, o município de Conceição já teve 1.919 casos confirmados da infecção desde o início da pandemia. Destes, 1.811 estão curados, 85 estão em recuperação e 23 pessoas já faleceram pela doença ou por sequelas dela.

Proporcionalmente falando, o índice de mortalidade pela Covid-19 no município de Conceição significa pouco mais 1,2% dos infectados até o momento. Destes, mais de 80% foram de pessoas com idade acima de 60 anos ou que apresentavam algumas doenças relacionadas a alterações metabólicas decorrentes do excesso de gorduras corporal, comorbidades.

Comparativos

Num Boletim Epidemiológico publicado no dia 20 de fevereiro, deste ano de 2021, ao qual o portal teve acesso, o município de Conceição apresentava 1.710 casos de pessoas infectadas com a doença. Destes, 1.686 apresentavam Igg elevado, 8 estavam em recuperação e 16 haviam falecidos pela doença ou por sequelas causadas por ela.

Baseado nos dois boletins citados nesta reportagem, em praticamente 4 meses, 209 pessoas foram infectadas com a doença no município de Conceição. Destas, 7 faleceram e 85 estão em recuperação.

Período mais letal

Apesar de animador, um dado chamou a atenção da reportagem, de forma preocupante: se comparado o percentual de mortes nos dois momentos, observa-se que no primeiro período avaliado pela reportagem o número de óbitos significou pouco mais de 1% dos casos (1.686 para 16 mortes). Já no segundo momento, a doença se mostrou mais letal no município. Foram 7 mortes em 209 casos de infecção, significando um percentual de mais de 3,6% dos casos.

Os dados demonstraram a necessidade ainda maior das pessoas manterem os cuidados necessários para prevenir a infecção pelo vírus.

Por outro lado, a secretaria de saúde tem intensificado a vacinação da população, com base na chegada de imunizantes de 4 fabricantes. Não foi possível obter informações atualizadas sobre o número de pessoas vacinadas no município de Conceição, mas os números estão aumentados semanalmente.

Fonte: Por Gilberto Angelo, do Vale do Piancó Notícias

QR Code


Comentários


Aviso Legal: Qualquer texto publicado na internet através doVale do Piancó Notícias, não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.