O sentimento do povo de Conceição por Wilson Braga é de gratidão50339

Em todas as famílias existe ao menos um emprego dado por Wilson Braga, uma garantia de renda que ultrapassou gerações, levando o pão à mesa de todas essas famílias.

Ex-governador Wilson Braga permanece na UTI e será submetido a ...

O sentimento do povo de Conceição pelo ex-governador Wilson Braga é de carinho, misturado com gratidão, por tudo que ele fez pela sua terra natal. Basta entrar na cidade pela sua Avenida principal e conversar com moradores da primeira a última casa para entender o quão Wilson representou na vida financeira de cada família. Em todas as famílias existe ao menos um emprego dado por Wilson Braga, uma garantia de renda que ultrapassou gerações, levando o pão à mesa de todas essas famílias.

Por outro lado, foi Wilson Braga que também garantiu no pote ou na geladeira de cada família do município o líquido mais precioso: a água. Através do projeto Canaã, quando foi governador do estado da Paraíba ele conseguiu salvar o Sertão do Estado de um colapso D’água e ainda salva nos dias atuais. Exemplo disso ocorreu há três anos, quando o principal açude que abastecia a zona urbana de Conceição secou. A água para o abastecimento veio do açude Condado, outra obra construída através de um projeto de Wilson Braga, através de uma parceria com o governador na época, Zé Maranhão.

Nas redes sociais, independente de cor partidária, de lado político, ficou demonstrado o carinho que os conterrâneos de Wilson Braga tinham por ele. Da boca de todos uma palavra ecoa: gratidão.

A morte do ex-governador da Paraíba, Wilson Braga foi confirmada, por volta das 23h, deste domingo (17), devido a complicações relacionadas, em função de infecção pela covid-19, doença provocada pelo novo coronavírus. Braga, de 88 anos, estava entubado, desde o último dia 10, na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no Hospital Nossa Senhora das Neves, em João Pessoa, e teve sua morte no final da noite deste domingo.

No último dia 9, a sua esposa, a ex-deputada federal Lúcia Braga também faleceu vítima do coronavírus. Os dois estavam no mesmo hospital.

Uma fonte revelou que o ex-governador apresentou uma piora, no final da manhã do último dia 10, apresentando dificuldades em respirar e de acordo com exames a oxigenação das células não estava sendo suficiente. Por isso, os médicos optaram pela intubação. Mais tarde, ele teve a morte confirmada.

No último dia 11 o editor do portal vale do Piancó Notícias, Gilberto Angelo fez uma homenagem ao ex-governador ainda em vida, na sua página pessoal do Facebokk. Na ocasião, ficou demonstrado todo o carinho que o povo de Conceição tinha pelo conterrâneo. Foram vários comentários bons e de solidariedade ao ex-governador, numa demonstração verdadeira de gratidão e carinho pelo conterrâneo. Veja a postagem, abaixo:

Filho do casal Francisco de Oliveira Braga e Francisca Leite Braga. Seu pai, conhecido como "seu Braga", era comerciante, tabelião e político. Nasceu no estado do Ceará e migrou para a Paraíba na década de 1930, passando a residir precisamente na cidade de Conceição, onde foi chefe político por muitos anos. Seu Braga começou a vida como comerciante e posteriormente tabelião e ao ingressar na política, exerceu o cargo de prefeito de Conceição por três mandatos. O primeiro mandato na década de 40, o segundo entre 1973 e 1977 e por fim o terceiro mandato, entre 1982 a 1988. Ainda foi candidato a Deputado Estadual em 1950, mas não conseguiu eleger-se. Sua mãe Francisca Leite, carinhosamente chamada de Calula Leute, era da tradicional família Leite com forte tradição política no Vale do Piancó.

Nascido no ano de 18 de julho de 1931, na cidade de Conceição, Wilson Braga faria 89 anos em julho. Ele foi advogado, empresário e político. Exerceu cargos de Deputado Estadual, Deputado Federal, Governador da Paraíba, Vereador e Prefeito de João Pessoa. Ele Passou por várias agremiações partidárias: ARENA, PDS, PFL, PSDB, PMDB, PSB, PDT e PSD.

JOSÉ ANTONIO DE ALBUQUERQUE] Wilson Braga e o aeroporto de ...

Como político, Wilson Braga teve a melhor biografia do estado da Paraíba. Para os sertanejos, ele foi o homem das águas e armazenou o líquido preciso a quase todos os municípios do Sertão paraibano, através do projeto Canaã, com a construção dos reservatórios em quase todos os municípios. Em Conceição, sua cidade natal, por exemplo, ele construiu o açude Serra Vermelha e foi dele o projeto para a construção do açude Condado, construído no governo de Zé Maranhão.

Wilson Leite Braga era filho do ex-prefeito de Conceição Francisco de Oliveira Braga, irmão de Vani Leite Braga, ex-deputada estadual e ex-prefeita de Conceição e também irmão do médico Walter Braga. Na sua hierarquia política, o seu sobrinho Alexandre Braga, que é filho da sua irmã, Nice Braga, foi prefeito por duas vezes na cidade de Conceição.

Cariri Ligado

Da vez que Lúcia Braga, impugnada pelo PMDB, botou Chico Franca no ...


 


 


 


 

 

Fonte: Por Gilberto Angelo, do Vale do Piancó Notícias