OBRA É DO POVO NORDESTINO, DIZ TEMER SOBRE TRANSPOSIÇÃO28792

Saiba tudo sobre a inauguração da transposição

 16h27 - Cerimônia. Com o fim do discurso do Presidente Michel Temer, a solenidade oficial é encerrada em Monteiro.

16h25 - Temer. O presidente brinca, citando dom Hélder câmara "Sou como a cana. Quanto mais eu sou moído, só consigo dar doçura".

16h24 - Temer. "É uma enxurrada de água. Uma coisa emocionante", sobre acionamento da comporta que liberou água para chegar até o acude de poções.

16h23 - Temer. Assim como em Campina Grande, Temer volta a dizer que a paternidade da obra é do povo nordestino.

16h21 - Temer. Michel Temer diz que Monteiro é a porta de entrada da obra na Paraíba e diz que se emociona em cada vez que visita as obras da Transposição. "Cada vez que venho aqui (nas obras da Transposição) me emociono como brasileiro".

16h19 - Temer. O Presidente Michel Temer inicia seu discurso criticando os manifestantes que protestam na área externa da solenidade: "Ao sol, mas ao fim do dia estarão se banhando nas águas do são Francisco". Ele diz que a obra é dos tempos do império mas só foi executada nos últimos governos.

16h16 - Cerimônia. Ricardo Coutinho encerra seu discurso e a palavra é passada ao Presidente Michel Temer.

16h14 - RC. Ricardo Cita Dilma Rousseff como pagadora de 70℅ da obra e lembra da importância do ex presidente Lula, fazendo o público presente vibrar com sua fala.

16h10 - RC. Ricardo Coutinho inicia seu discurso ressaltando a importância de celebrarmos pessoas essenciais nessa caminhada. O governador agradeceu ao senador Fernando Bezerra pela parceria entre os estados e à audácia de Ciro Gomes, como "um grande brasileiro".

16h04 - Cerimônia. Ministro Helder Barbalho finaliza seu discurso. Palavra agora é passada ao governador da Paraíba, Ricardo Coutinho.

16h02 - Helder Barbalho. Ministro da Integração Nacional entrega "símbolo da água do Rio São Francisco" ao presidente Michel Temer.

15h57 - Meta do Governo Temer. Barbalho diz que, assim que tomou posse, o presidente Michel Temer assumiu o compromisso com a transposição e disse que queria entregar a obra em até um ano.

15h54 - Helder Barbalho. Ministro destaca que operários trabalharam em turnos de até 12 horas, mesmo no período do carnaval e agradece a trabalhadores anônimos. Ele diz que sem o esforço e entrega de todos, esse momento não estaria acontecendo.

15h48 - Helder Barbalho. Ministro da Integração Nacional cumprimenta todos os presentes e destaca que a Paraíba está em boas mãos no Congresso Nacional. Ele lembra e agradece também a todos os ministros da Integração que pensaram na Transposição do São Francisco.

15h46 - Cerimônia. Cássio termina discurso com um soneto de seu pai, Ronaldo Cunha Lima e a palavra é passada ao ministro da integração nacional, Helder Barbalho.

15h42 - CCL. Cássio destaca a importância da obra de adequação da BR-230 no trecho entre Cabedelo e Oitizeiro, assinada hoje, em Campina Grande pelo presidente Michel Temer em conjunto com o prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo.

15h4o - CCL. Apesar de dar o mérito ao governo de Temer, o senador lembrou também dos governos de Dilma, Lula e FHC.

15h39 - CCL. Cássio diz que governo de Michel Temer tem o mérito da entrega da obra da Transposição. "Muitos (presidentes) passaram, mas foi no governo de Michel Temer que a Transposição virou realidade", destacou Cássio Cunha Lima. O senador lembrou também dos governos de Dilma, Lula e FHC.

15h35 - Mais protestos. No momento em que o senador Cássio discursa, vários populares protestam com palavras de ordem: "Golpista! Golpista!"

15h33 - Cerimônia. Senador Cássio Cunha Lima fala agora, dando início à cerimônia em Monteiro

15h27 - Início do evento. Hino nacional é tocado para dar início ao evento.

15h25 - Solenidade. Michel Temer chega a Monteiro acompanhado do Governador Ricardo Coutinho.

15h10 - Monteiro. Presidente Michel Temer já está em Monteiro para abertura da comporta.

15h02 - Protesto. Em protesto na área externa da solenidade, estudantes gritam "fora Temer". Usam apitos, cartazes e faixas com dizeres "Obrigado Lula".

14h57 - Vice Governadora. "A água traz consigo a independência, a segurança, e a gente fica extremamente feliz. E como toda boa paraibana quero pegar, molhar as mãos e sonhar com o futuro. Um futuro de ver o nosso povo com a segurança de ter água pra beber, pra cultivar. Então é de muita alegria e de muita felicidade o momento", destacou Lígia Feliciano, vice governadora da Paraíba.

14h34 - Procedimento. A água se encontra entre a última galeria e o último canal do eixo leste, ao chegar em Monteiro, Temer abrirá a comporta em que a água seguirá com destino ao açude de Poções e, em seguida, para o Rio Paraíba.

14h32 - Sertânia (PE). Presidente Michel Temer já está em Sertânia (PE) participando da cerimônia de abertura da comporta do Reservatório de Campos.

14h25 - Presentes na comitiva. Estão acompanhando o presidente, os ministros da educação, minas e energia, integração nacional, transportes, cidades, chefia da secretaria de governo; os senadores Fernando Bezerra (PE), Cássio Cunha Lima, José Maranhão e Raimundo Lira, além do presidente do Banco do Brasil.

14h24 - Previsão de chegada. Está previsto para o presidente pousar no heliponto às 14h55. Ele vai seguir para a abertura da comporta que fica a 4km de distância do local da solenidade.

14h21 - Luciano Cartaxo. Ainda em Campina Grande, o prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo, foi convidado a assinar a ordem de serviço para execução do projeto de readequação do trecho da BR-230 entre Cabedelo e Oitizeiro, na Capital.

13h55 - Solenidade. Em Monteiro, uma grande estrutura aguarda a chegada da comitiva presidencial.

13h48 - Comitiva. Helicóptero presidencial passa pelo local onde acontecerá a solenidade em Monteiro. Comitiva chega à Sertânia (PE) em alguns minutos.

12h43 - Pernambuco. Nesse momento, o presidente e sua comitiva vão almoçar e seguir para cidade de Sertânia/PE, onde vão participar da abertura do reservatório de Campos.

12h42 - Fim. Com o fim do discurso do presidente, os políticos descem do palanque.

12h38 - Discurso. O presidente destaca a presença de Aguinaldo Ribeiro no congresso para benefícios à Paraíba. Ainda, Michel Temer destacou o prefeito Romero Rodrigues. "Reconhecemos um bom prefeito quando ele além de agradecer, pleiteia novas obras para sua cidade.", destacou.

12h34 - Temer. "Eu não quero a paternidade desta obra. A paternidade é do povo brasileiro.", destacou o presidente.

12h32 - Palavra. Michel Temer começa seu discurso destacando as obras do Complexo Aluizio Campos.

12h30 - Assinatura. Nesse momento, o presidente Michel Temer assina a ordem de serviço para início das obras da terceira faixa da BR-230.

12h27 - Gafe. Michel Temer divulga em seu twitter que recebeu Medalha ao Mérito da Câmara de CG, quando na verdade recebeu o título de cidadão campinense.



12h19 - Retorno. O Ministro Maurício Quintella garantiu que quando as obras da construção da terceira faixa da BR-230 no trecho de Oitizeiro (João Pessoa/PB) a Campina Grande estiverem iniciadas, ele retornará para uma visita técnica.

12h12 - Maurício Quintella. Quem assume o palanque agora é o Ministro dos Transportes que começa sua fala elogiando Cássio Cunha Lima e relembrando o São João de Campina Grande.

12h10 - Mobilização. Um forte esquema de segurança foi montado par a visita do presidente. As polícias federal, civil e militar se uniram na ação. Além disso, o Exército também se mobilizou para garantir a segurança de Temer e sua comitiva.

12h05 - Bruno Araújo. Nesse momento, o Ministro das Cidades faz seu discurso homenageando Ronaldo Cunha Lima e destacando discurso de Romero Rodrigues.

12h01 - Declaração de Cássio. "Hoje estamos iniciando uma nova e decisiva etapa de nossa trajetória. Mais do que uma obra, hoje estamos registrando um sonho. Quem sabe pedir também tem que saber agradecer. E da mesma forma que nós soubemos pedir a Vossa Excelência, estamos aqui também para agradecer. Michel Temer coloca definitivamente o nome na história da Paraíba.", declarou o senador.

11h58 - CCL. Cássio Cunha Lima começa a discursar relembrando seu pai Ronaldo Cunha Lima, e fazendo um histórico da cidade de Campina Grande. Veja o vídeo

11h56 - Troca-Troca. Na hora da entrega dos prêmios, o prefeito se confunde e entrega título de cidadão campinense a Hélder Barbalho, mas logo corrige o erro.

11h52 - Cidadão Campinense. Nesse momento, o prefeito Romero Rodrigues entrega ao presidente Michel Temer o título de cidadão campinense, e ao Ministro da Integração Nacional, Hélder Barbalho, um título de honra campinense.

11h48 - Quem é o pai?. Romero discursa sobre início das obras e destaca importância de Lula para a transposição.

11h43 - No palanque. Se fazem presentes na solenidade os políticos seguintes paraibanos: Romero Rodrigues, Enivaldo Ribeiro, Rômulo Gouveia, Benjamin Maranhão, José Maranhão, Aguinaldo Ribeiro, Efraim Filho, Hugo Mota, Pedro Cunha Lima, Cássio Cunha Lima, Manoel Júnior, Luciano Cartaxo, Wilson Santiago, Cícero Lucena e Deca do Atacadão. Além deles, estão os ministros Hélder Barbalho, Bruno Araújo, Mendonça Filho, Fernando Coelho e Maurício Quintella.

11h41 - História. Romero rodrigues realiza discurso relembrando Aluízio Campos e destacando que hoje é um dia histórico para a Paraíba.

11h35 - Início. O prefeito Romero Rodrigues abre a solenidade com discurso.
 

11h29 - Ovacionado. Prefeito de Campina Grande, Romero Rodrigues é muito aplaudido ao subir no palanque.

11h28 - Palanque. Neste momento, o presidente Michel Temer sobe ao palanque para inauguração oficial do Complexo, acompanhado de vários políticos.

11h18 - Pausa pra foto. Michel Temer posa com funcionários e moradores.

11h13 - Acolhimento. Presidente visita casas e cumprimenta moradores e funcionários do Complexo Multimodal Aluizio Campos.

11h02 - Na Paraíba. Presidente Michel Temer desembarca no aeroporto Presidente João Suassuna, em Campina Grande. Ele já se encontra no Complexo e em breve irá se dirigir à BR-230.

10h27 - Alegria. Multidão acompanha teste realizado em trecho da transposição, em Monteiro/PB.

10h22 - José Maranhão. "A bancada da Paraíba no Congresso trabalhou incansavelmente nos últimos meses, vigilante junto ao governo Temer, e com audiências constantes no Ministério da Integração Nacional, para que o cronograma fosse cumprido."

9h52 - Lula na PB. O presidente do PT na Paraíba, Charliton Machado, confirmou a presença do ex-presidente Lula nos trechos da transposição da Paraíba, no dia 19 de março.

8h52 - Chuva. Chove em 66 cidades paraibanas no dia da chegada das águas do Rio São Francisco. O pacato município de Monteiro também recebeu águas do céu antes de receber as águas do "Chico".

10 de Março de 2017. Um dia histórico para o Brasil. Um dia histórico para a Paraíba. Depois de quase 10 anos do início das obras, as águas do Rio São Francisco vão finalmente chegar à Paraíba. A transposição é falada no Brasil desde a década de 70, porém, apenas em 2007, o Governo Lula deu início às obras que hoje se concretizaram. E para esse momento ímpar, o presidente Michel Temer virá à Paraíba para cerimônia de chegada das águas.

E para isso, o Correio Online preparou um esquema todo especial para levar pra você tudo que envolverá a chegada das águas à Paraíba e a visita do presidente Michel Temer. E você pode participar dessa transmissão.

Fonte: Notícias ao Minuto