Paraíba se prepara para vacinação contra covid-19 e adquire ultrafreezers para armazenar vacina da Pfizer

A vacina fabricada pela Pfizer, em parceria com a BioNTech, precisa ser armazenada a -70°C, temperatura que não pode ser atingida em freezers comuns.

Planejamento


''A Paraíba está preparada para a chegada de qualquer vacina''. Foi o que afirmou ao ClickPB o secretário executivo de Gestão de Unidades de Saúde do Estado, Daniel Beltrammi. Ele informou que o estado abriu um processo licitatório para adquirir três ultrafreezers que poderiam armazenar a vacina da Pfizer.

A vacina fabricada pela Pfizer, em parceria com a BioNTech, precisa ser armazenada a -70°C, temperatura que não pode ser atingida em freezers comuns. De acordo com Beltrammi, se a vacina vier, o Estado estará preparado.

Segundo ele, a rede estadual de saúde já possui três ultrafreezers em sua rede de hemocentros, já que os equipamentos são necessários para armazenar alguns componentes sanguíneos. Além disso, o Centro Universitário Unifacisa já disponibilizou o empréstimo de um ultrafreezer para a vacinação, se for necessário.

O secretário destacou, porém, que não há previsão para a vacina da Pfizer chegar ao Brasil. ''Pelo andar da carruagem, dificilmente teremos a vacina da Pfizer nesse primeiro semestre'', comentou. 

Beltrammi afirmou que, nesse primeiro momento, provavelmente só as vacinas de Oxford, em parceria com a Fiocruz, e a Coronavac, em parceria com o Instituto Butantan, serão disponibilizadas. ''Nesse caso, nosso sistema frio até -20°C é enorme'', garantiu.

Fonte: Bárbara Wanderley/ClickPB

QR Code


Comentários


Aviso Legal: Qualquer texto publicado na internet através doVale do Piancó Notícias, não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.