Estado investiga mais três casos suspeitos da ‘varíola dos macacos’

Os três casos são de dois homens, com idade entre 20 e 29 anos, e uma mulher, na faixa etária entre 50 e 59 anos.

Investigação


A Secretaria de Saúde do Estado investiga outros três casos suspeitos de infecção pela doença monkeypox, conhecida como ‘varíola dos macacos’. Os três casos são de moradores de João Pessoa, sendo dois homens, com idade entre 20 e 29 anos, e uma mulher, na faixa etária entre 50 e 59 anos.

Os sintomas da doença são início súbito de lesão em mucosas e erupção de pele aguda sugestiva para monkeypox, única ou múltipla em qualquer parte do corpo (incluindo região genital/perianal, oral) e dor na região do ânus ou reto com ou sem sangramento ou edema peniano associados à progressão da lesão já podem configurar alerta para a doença.

Outros critérios como exposição próxima e prolongada, sem proteção respiratória ou contato físico direto, incluindo contato sexual, com parcerias múltiplas e/ou desconhecidas ou com caso provável ou confirmado de monkeypox nos 21 dias anteriores ao início dos sinais e sintomas elevam o risco de contágio e a pessoa passa a ser um caso provável da doença.

“É uma doença de tratamento sintomático cuja prioridade do paciente deve ser manter-se em isolamento a fim de não contaminar outras pessoas. De toda forma, os pacientes com suspeita da doença devem procurar um atendimento médico para que seja notificada a suspeita e feita a investigação necessária com coleta de exames. Esse contato também é importante para que a rede de saúde possa acompanhar a evolução do caso”, disse a secretária de Saúde do Estado, Renata Nóbrega.

Fonte: Fonte83

QR Code


Comentários


Aviso Legal: Qualquer texto publicado na internet através doVale do Piancó Notícias, não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.