Prefeitura cria Comissão para fiscalizar recursos aplicados no combate ao Covid-19, em Conceição50719

No último sábado (30) aconteceu, no gabinete do prefeito da cidade de Conceição uma reunião da Comissão de Acompanhamento e Fiscalização dos Recursos destinados às Ações de Combate ao COVID-19. Na pauta, a prestação de contas sobre gastos com a pandemia do coronavírus no município.

Além da prestação de contas realizada com a Comissão, o Prefeito José Ivanilson Soares de Lacerda, fará prestação de contas também na rede de rádio, a fim de que toda a população tome conhecimento do que está sendo realizado pelo gestor durante a PANDEMIA.

Para conter o avanço do coronavírus, o município de Conceição tem adotado medidas restritivas, entre as quais a do isolamento social, considerada a única forma de controlar a disseminação da Covid-19, conforme as autoridades sanitárias e a Organização Mundial de Saúde.

As primeiras medidas restritivas foram adotadas, ainda sem confirmação de caso de coronavírus, a partir de 18 de março, quando foi Editado o Decreto 005/2020 suspendendo a realização de eventos de massa, e foi antecipado o período das férias escolares de toda rede pública municipal de ensino, entre outras.

A imposição de novas medidas restritivas, além da prorrogação e ampliação de outras existentes, está presente em cada decreto. Atualmente, o isolamento social abrange todo o município; barreiras sanitárias foram implantadas nos acessos à cidade, entre outras restrições.

“Nós criamos essa comissão para que possamos prestar contas à sociedade de tudo que estamos gastando dos recursos destinados ao município para o combate à pandemia do coronavírus ”, pontuou o gestor.

Confira abaixo um resumo das ações das diversas Secretarias e órgãos do Município de Conceição:

Medidas tomadas pelo Município de Conceição para o enfrentamento do novo coronavírus (Covid-19)

º Prevenção

– Isolamento social no município

As medidas restritivas que visam reduzir a circulação de pessoas estão valendo para toda a circunscrição do município, como forma de evitar uma maior propagação do coronavírus. Seguem suspensas atividades consideradas não essenciais, a exemplo de academias, ginásios, centros esportivos, galerias, centros comerciais, bares, casas de festas, casas noturnas, boates, circos e parques de diversão.

– Suspensão de eventos

Desde o dia 18 de março, a realização de eventos que envolvam a aglomeração de pessoas está suspensa no Município, abrangendo atividades de natureza cultural, esportiva, comercial, social ou política.

– Suspensão de aulas presenciais e continuidade de forma remota – vídeo-aulas

As aulas presenciais estão suspensas nas escolas da rede públicas municipais e privadas. Para promover o contato direto entre estudantes, professores e gestores, a Secretaria de Educação tem desenvolvido suas atividades de forma remota/vídeo-aulas, onde reúne todas as informações sobre o Regime Especial de Ensino, assim como os recursos educacionais, documentos legais e pedagógicos norteadores. Além das aulas remotas/vídeo-aulas, também estão sendo distribuídos impressos aos alunos em sua residência.

– Obrigatoriedade de máscaras

Os decretos 016/2020, 020/2020 e 024/2020 determina o uso obrigatório de máscaras em ambientes públicos. A obrigatoriedade do uso de máscara abrange também os estabelecimentos comerciais, ficando estipulada uma multa para as empresas, no valor de 01 a 50 VPM (Valor Padrão Municipal), e poderá implicar no fechamento do estabelecimento comercial, em caso de reincidência.

Tanto os estabelecimentos públicos, quanto privados que estejam em funcionamento em toda a circunscrição municipal não podem permitir o acesso e a permanência no interior das suas dependências de pessoas que não estejam usando máscaras de proteção. As empresas deverão, inclusive, fornecer o material aos funcionários, fornecedores e colaboradores.

– Aquisição de máscaras para serem distribuídas com a população

A Prefeitura municipal, fez a distribuição de máscaras com a população em situação de vulnerabilidade social e econômica e com os servidores públicos das áreas administrativas, com a finalidade de efetivar as ações de vigilância em Saúde com foco na prevenção e redução de contágio pela Covid-19.

A distribuição foi feita principalmente nas filas da Casa Lotérica, entre as pessoas que irão receber o auxílio do Governo Federal.

– Barreiras sanitárias

As barreiras sanitárias instaladas pela Prefeitura de Conceição, sob a coordenação da Secretaria de Saúde e da Vigilância Sanitária, vêm promovendo a desinfecção de veículos automotores (entre ônibus, caminhões, vans, carros de passeio etc.) nas entradas do Município, em especial na divisa da Paraíba com os Estado do Ceará, além disso, verificam a temperatura corporal de todas as pessoas que por ela passam.

– Novas barreiras

A Secretaria de Saúde estuda a possibilidade em instalar novas barreiras sanitárias no Município.

– Alteração no expediente das repartições públicas municipal

As Secretarias do Município de Conceição estão realizando suas atividades em horário reduzido, até às 13h, medida que visa o isolamento social, a exceção da Secretaria.

 

Fonte: Redação do Vale do Piancó Notícias