Diamante, além da Serra: cidade, cultura, história e natureza exuberante; conheça

Diamante, com suas peculiaridades, é um local múltiplo e diverso, de belezas incontáveis, que merece um olhar especial, com respeito ao meio ambiente, com boas práticas de responsabilidade social e cidadania.

História


Associação dos Moradores da Região da Serra, no município de Diamante, elabora minuta para a exploração do ecoturismo rural, a partir das riquezas naturais e das culturas locais de suas comunidades, tendo em vista gerar renda, atrair investimentos e visitantes.

A proposta, segundo o líder comunitário e presidente da entidade, Francisco Limeira Diniz, é iniciar junto aos entes públicos e demais entidades da sociedade civil local, uma discussão ampla e democrática, para que se implemente políticas públicas nessa área, a partir da gestão municipal, por meio da secretaria de Agricultura e outros parceiros, com apoio do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas da Paraíba (SEBRAE-PB).

Diamante, mesmo estando localizada numa região árida do Sertão nordestino, oferece um ambiente propício em toda extensão de sua área rural, com belezas contrastantes que encantam qualquer visitante, começando por exemplo, pela Pedra Montada, local perfeito para vislumbrar imensa vastidão geográfica da região do Vale do Piancó. Mas, é na região da Serra, que os encantos da natureza contagiam qualquer visitante. Além de suas belezas, clima e relevo, seus principais atrativos são as cachoeiras, com suas trilhas e ladeiras íngremes.

Proposta de roteiro turístico rural

Conforme explica Chico Limeira, uma das propostas seria criar o Roteiro de Trilhas, que poderia ser feito a pé, de bicicleta, de carro ou a cavalo, começando pela Comunidade Mata de Oitis, grande produtora de arroz vermelho, onde é possível degustar um bom rubacão, com galinha de capoeira.

Outro local bastante atrativo é a Comunidade Quilombola de Barra de Oitis, onde é possível conhecer sua história e os costumes de seu povo, com sua cultura afro.

Já no Sitio Cafundó, outros atrativos naturais podem ser explorados, como a Cachoeira do Cafundó, do Tinidor e a Caverna Furna da Onça.

No Sítio Serrinha mais cachoeiras podem ser vistas, assim como no Sítio Lajes. Nessa comunidade, existe uma unidade de extração de mel de abelha, onde o visitante pode degustar o puro mel de abelha nativa.

Já Sítio Engenho Velho, no alto da Serra, a Casa de Farinha é outo atrativo, onde é possível conhecer todo o processo de produção desse rico alimento, sempre presente na mesa do sertanejo.

No Sitio Porções, no açude governador Wilson Braga é possível tomar banho em seu balneário e sangradouro, andar de barco, pescar, degustar um bom peixe no almoço, sempre ao som de música ao vivo.

Outro ponto da região que chama a atenção de quem visita é a Ladeira das Três Cruzes - um ligar místico -, de onde se tem uma bela visão de toda região e de outros municípios vizinhos.

Distrito de Vazante é outra comunidade que o visitante pode conhecer, com destaque para a religiosidade de seu povo. Na comunidade, o açude Couro da Vaca é outro atrativo para o turista, bem como a degustação da culinária regional na Comunidade Tamanduá.

Mais ao Sul, outras comunidades rurais podem ser visitadas, como o Assentamento Cabano, onde o turista poderá conhecer a luta dessa comunidade pela posse da terra. Já na Comunidade Quilombola de Vaca Morta, uma rica história e sua tradicional cultura afro podem ser exploradas.

"Ainda na zona rural, com edificações de moradias (casarões antigos) e religiosas (pequenas capelas), sem contar outros elementos que enriquecem a cultura local, como a culinária, o artesanato, os poetas populares, as cavalgadas e as vaquejadas, o município de Diamante pode se destacar no cenário regional com a exploração do turismo rural consciente, com implementações de políticas públicas bem planejadas e executas", ressalta Limeira

Serrote da Ema e o Rio Piancó também são outros atrativos para quem deseja conhecer o município.

Diamante ainda tem outros atrativos, como o Cruzeiro, localizado na parte mais alta da cidade, que representa a fé do seu povo. A Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição e a Capela do Rosário, são locais de encontro e de orações para celebrar a vida da comunidade católica.

 

Diamante, de belezas incontáveis, com suas peculiaridades e diversidade de bens culturais, é um local múltiplo, que merece um olhar especial, com respeito ao meio ambiente, com boas práticas de responsabilidade social e cidadania.

Fonte: Por Hélder Loureiro Pegado

QR Code


Comentários


Aviso Legal: Qualquer texto publicado na internet através doVale do Piancó Notícias, não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.