Jovem paraibano desenvolve espelho conectado ao Google e ao Spotify39734

Bruno Holanda mora em João Pessoa e acumula criações próprias. Apesar da experiência com manuseio de equipamentos tecnológicos, ele nunca fez cursos na área

Ainda criança, o bancário Bruno Holanda entendeu que amor à tecnologia e criatividade para adaptar e desenvolver equipamentos eram coisas presentes na sua vida. Hoje, aos 25 anos, ele acumula criações próprias. A casa do jovem, na Zona Sul de João Pessoa, denuncia que ali mora um inventor desde o portão de entrada, acionado diretamente do celular de Bruno, por meio de um aplicativo exclusivo. A casa ainda conta com um sistema de alarme desenvolvido pelo paraibano.

Formado em Administração, Bruno nunca fez cursos na área de tecnologia. As invenções intuitivas da infância evoluíram para criações mais complexas com o auxílio da internet. “Tudo o que eu sei, tudo o que eu faço hoje em dia, eu aprendi na internet”, diz.

Foi pela internet que Bruno conseguiu orientações para executar a ideia de transformar o espelho de seu quarto em um equipamento mais elaborado, capaz de reproduzir vídeos, músicas e funcionalidades do Google.

“O espelho funciona com microcomputador programado para exibir as informações. Nele, a gente tem uma fonte e uma tela de computador. É simples. O que dá a mágica desse espelho é a tela da frente, um acrílico espelhado. Isso eu não consegui achar aqui no Brasil, tive que comprar pela internet, num site estrangeiro”, fala Bruno, sobre a iniciativa pioneira no país. 

Reciclar para aperfeiçoar
Por não fazer disso sua profissão ou receber ajuda de patrocínios, Bruno não tem como manter todas as suas invenções montadas. “Muita coisa que desenvolvo, eu desmonto depois porque não posso deixar tudo guardado. Eu preciso reaproveitar as peças para ir montando e testando outras coisas, senão eu fico estático”, explica o jovem.

Nerd King: conhecimento compartilhado
Bruno mantém um canal no YouTube, o Nerd King, onde divulga tutoriais de como reproduzir as criações dele. As invenções incluem equipamento de controle de acesso biométrico, sistema de irrigação automatizado, tomada com entrada para USB e até mesmo um Super Nintendo. No ar há quatro anos, o canal já conta com mais de 10 mil inscritos. Os vídeos também podem ser acessos pelo site de Bruno, onde está hospedada uma loja online.

Fonte: Portal Correio