Superlua poderá ser vista na Paraíba nesta terça-feira41069

Devido às chuvas que são registradas no estado, a Associação Paraibana de Astronomia não programou nenhuma atividade pública

A noite desta terça-feira (19) será marcada pela presença do fenômeno conhecido popularmente como superlua. De acordo com o astrônomo Marcelo Zurita, na Paraíba será possível visualizar o fenômeno a partir das 17h56 e ele brilhará durante toda a noite, a depender das condições climáticas.

Superlua

Devido às chuvas que são registradas no estado, a Associação Paraibana de Astronomia não programou nenhuma atividade pública para observação. A previsão do tempo indica condições para chuvas no estado, nesta terça-feira (19).

Segundo Marcelo, a superlua é a termo popular para designar uma Lua cheia no perigeu, ou seja, é uma Lua cheia que ocorre quando o satélite natural está mais próximo da Terra.

“Durante o trajeto em torno da Terra, a Lua se aproxima e se distancia a cada 27,3 dias aproximadamente. Devido ao movimento da Terra em torno do Sol, o período entre duas Luas cheias é um pouco maior: 29,5 dias aproximadamente. Por conta dessa diferença entre esses períodos, por apenas algumas noites por ano uma Lua cheia coincide com o perigeu lunar e por isso são considerados especiais para quem observa aqui da Terra. A superlua só volta a ocorrer novamente no dia 9 de março de 2020”, explicou.

Lua mais próxima da Terra
Marcelo explicou ainda que na noite desta terça-feira (19), a lua deverá estar a 357 mil Km da Terra, 49 mil km mais próximo da Terra que durante o apogeu (ponto mais distante da sua órbita). Isso a deixará cerca de 14% maior e 30% mais brilhante no céu.

Não é preciso de nenhum equipamento especial para observar o fenômeno, mas quem tiver a oportunidade de ver através de telescópio, luneta ou binóculo, poderá apreciar melhor as crateras e o relevo da Lua mais de perto. 

Fonte: Portal Correio