O Botafogo-PB vai fazer sua estreia no estádio Almeidão, contra a Jacuipense-BA, no dia 7 de janeiro. Isso é o que manda a tabela da fase preliminar da Copa do Nordeste, divulgada pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF).
No mesmo dia, o Sousa encara o ABC de Natal-RN, na condição de visitante. O regulamento indica que Botafogo-PB e Sousa podem se enfrentar na segunda fase.
O regulamento afirma que, a eliminatória para a Copa do Nordeste será disputada em duas fases e jogos únicos. A competição tem início marcado para o dia 7 de janeiro e 16 equipes entrarão em campo em busca de quatro vagas para a fase de grupos da competição:
- ABC-RN
- Altos-PI
- ASA-AL
- Botafogo-PB
- Confiança-SE
- CSA-AL
- Ferroviário-CE
- Iguatu-CE
- Jacuipense-BA
- Juazeirense-BA
- Moto Club-MA
- Potiguar-RN
- Retrô-PE
- Sampaio Corrêa-MA
- Santa Cruz-PE
- Sousa-PB
Formula de disputa
O sistema de disputa indica que, na primeira fase, os 16 clubes distribuídos em oito grupos de dois clubes cada. Na segunda fase, os oito clubes distribuídos em quatro grupos de dois clubes cada. Em todas as fases, os times as iniciarão com zero ponto (ganhos e perdidos). Os confrontos da 1ª e 2ª fases serão em jogo único.
Os confrontos da segunda fase serão: o clube melhor posicionado enfrenta o 8º posicionado; o 2º melhor posicionado enfrenta o 7º posicionado e assim sucessivamente.
O critério de desempate para indicar o Clube vencedor do confronto, quando houver igualdade em pontos ganhos ao final do confronto de cada grupo da eliminatória da Copa do Nordeste, será o de cobrança de pênaltis. A disputa de pênaltis, quando aplicável, deverá ser iniciada em até dez minutos após o término da partida única.
Tabela da primeira fase
A primeira fase terá oito partidas, no dia 7 de janeiro, na seguinte ordem de acordo com a tabela divulgada pela CBF: CSA-AL x Iguatu-CE, Sampaio Corrêa-MA x Potiguar-RN, ABC-RN x Sousa-PB, Confiança-SE x Retrô-PE, Ferroviário-CE x ASA-AL, Botafogo-PB x Jacuipense-BA, Juazeirense-BA x, Moto Club-MA, Altos-PI x Santa Cruz-PE.
Parte financeira
De acordo com o regulamento, a renda líquida na primeira e segunda fases será dividida entre os clubes na relação de 60% para o Clube mandante e 40% para o visitante. Em não ocorrendo o recolhimento do desconto relativo ao INSS, a Federação responsável poderá ser, através de comunicação da CBF, impedida de realizar jogos da eliminatória da Copa do Nordeste no seu Estado.
Seguindo o regulamento grava que, os pagamentos referentes às despesas com arbitragem e exame antidoping serão descontados da renda bruta das partidas e os correspondentes pagamentos serão efetuados pelos respectivos times mandantes através do Delegado Financeiro da partida.
O atraso no pagamento das despesas previstas no caput poderá ensejar a aplicação de penalidades administrativas, sem prejuízo de notícia de infração e eventual punição pelo STJD. A Federação do Clube mandante terá direito a 8% (oito por cento) da renda bruta das partidas.