Só quem faz política ‘todo santo dia’na cidade de Conceição é o prefeito Samuel Lacerda. Toda ação sua como gestor com aparições públicas tem conotação política. Isso vem ocorrendo desde as primeiras impressões de que ele teria disputa dentro do seu próprio grupo. Desde então, Samuel voltou seu olhar à sua direita e para a sua esquerda, sem desviar a atenção.
Dada essa informação, o portal Vale do Piancó Notícias fez um cronograma do que está acontecendo nos bastidores e os movimentos intencionais de vários políticos de Conceição. Na análise primeira, Marcílio Lacerda, que é tio do prefeito, ‘plantou uma semente’, porém sem expectativa de lograr êxito, para abrir caminhos para o que haveria de vim: Nilson Lacerda como verdadeiro candidato a fazer frente de oposição interna ao próprio prefeito, que por sinal é seu sobrinho e foi seu sucessor.
De acordo com uma fonte segura, o ex-prefeito não está de brincadeira e vai mesmo para a disputa interna, com intenção clara de ser o candidato nas próximas eleições. Há quem diga dentro do próprio grupo que Nilson argumenta a baixa popularidade do prefeito e a dificuldade de articulação do sobrinho.
No entanto, para alguns aliados de Samuel, a história não é bem essa. Segundo um aliado próximo, não há nenhuma dissidência no grupo, que segundo a fonte, ‘está fechadíssimo com o prefeito’ para a disputa eleitoral deste ano.
O que há de controverso nessa história toda passa pela secretaria de saúde, pasta ocupada pela ex-primeira dama do município, a esposa de Nilson Lacerda, Magnady Lacerda. O que mais se fala é que Mag está com seu birô limpo para entregar a pasta, desde o final de 2023. Uns diziam que ela entregaria a pasta em Outubro, depois passou para Novembro, Dezembro, Janeiro e por fim, nos primeiros dias de Fevereiro, que já caminha para seu meado sem isso acontecer.
Afinal até que ponto tudo isso é verdade?
Oposição
O grupo de oposição continua disperso, sem comando, embora todos digam que todos estão unidos. Faltam reuniões, faltam entendimentos, alinhamentos, planejamentos (…) Faltam definições. Isso tem minado a paciência de alguns membros, e internamente, ele têm cobrado do ex-prefeito Alexandre Braga uma posição clara do que ele próprio esta planejando. “Alexandre vem a cidade e não se reúne para que nós possamos entender melhor o que iremos fazer e como iremos fazer”, pontuou um membro do grupo. “Alexandre sabe o que está fazendo e sabe a hora de sentar com todos para tomar decisões coletivas e definitivas”, acrescentou outro membro.
Embora Alexandre Braga seja o nome mais forte da oposição para ir para a disputa, estão postos à mesa outros nomes, como é o exemplo do engenheiro Dr. Landinho, que já manifestou sua intenção. No entanto, recentemente o nome da empresária Maria Lúcia começou a entrar em pauta. Filiada ao PP, pertencente ao ex-prefeito Deon Diniz, Maria Lúcia é citada para substituir Jourdanna Diniz, em caso de desistência da médica de colocar seu nome na disputa interna. O nome da empresária já foi lembrado durante uma enquete realizada pelo portal, onde ela teve ampla aprovação da população.
A composição dessa chapa, assim como da chapa da situação está totalmente incerta. A única certeza é a a incerteza em ambas.
Em meio a essas disputas internas na situação e oposição, a população se imerge em incertezas do que irá acontecer nos próximos dias ou meses. Uns diziam que tudo começará, de forma verdadeira, depois do Carnaval.
Por Gilberto Angelo, do Vale do Piancó Notícias